CRC/RS 2528

Selecao

Sua empresa vai contratar? Saiba um pouco sobre Recrutamento e Seleção.

As empresas estão sempre em busca de novos talentos, profissionais capacitados capazes de gerar resultados. Por trás desta busca esta o processo de recrutamento e seleção, responsável por captar candidatos para suprir as necessidades da organização.

Com o momento instável da economia, a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada. Essa competição leva as organizações a sair em busca de profissionais talentosos e capazes de produzir bons resultados.

Em contrapartida, o desfavorável cenário econômico fez com que diversos profissionais fossem desligados de seus empregos, sendo um ponto favorável para as empresas que desejam contratar, pois existem muitas opções no mercado.

Captar talentos para melhor atender as necessidades da organização é responsabilidade do setor de RH, porém para que essa tarefa seja bem sucedida é preciso que o profissional de recursos humanos se comunique com o responsável do setor, pois é ele que conhece as atividades a serem desenvolvidas e poderá indicar o candidato que melhor se encaixa para aquela função.

Recrutamento

O recrutamento parte de uma necessidade da empresa, seja para suprir uma vaga em aberto ou manter um cadastro de reserva.

Esta é a etapa onde a empresa busca por potenciais candidatos e é preciso atrai-los para que se candidatem a esta vaga de emprego. Organizações consideradas boas para trabalhar conseguem atrair candidatos com maior facilidade.

Podemos dividir o recrutamento em duas partes: Recrutamento Interno e Recrutamento Externo.
O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca por candidatos dentro da própria organização, sendo que esta atitude demonstra o interesse em promover seus funcionários.

Este processo tende a ser mais rápido e menos custoso, pois não necessita de divulgações e processos externos. Já o recrutamento externo acontece quando a organização vai para o mercado de trabalho em busca de novos profissionais. Ocorre, geralmente, quando não se encontra um profissional capacitado no quadro de funcionários da empresa.

Esta ação, em geral, é mais demorada e pode gerar custos, pois é necessário a pesquisa no mercado através de mídias sociais, cartazes, consultorias, agencias especializadas, entidades de classes ou qualquer outro meio, dependendo da necessidade dos recrutadores.

Seleção

A seleção é a fase onde os candidatos são avaliados de acordo com suas características e exigências para o cargo. É neste estagio que acontece a coleta de dados, sendo que este procedimento é fundamental para tentar conhecer melhor os candidatos. Esta coleta pode ser feita através de entrevista ou por diversos testes de conhecimento.

O recrutamento e a seleção andam junto, cada um com sua função especifica, mas sempre com o mesmo objetivo que é encontrar pessoas qualificadas.

Os empregadores estão em busca de profissionais que façam a diferença dentro da sua empresa, tornando-a mais competitiva no mercado. Para que isso ocorra o processo de recrutamento e seleção deve estar em sintonia com os objetivos da organização, almejando sempre trazer pessoas que tenham a capacidade de se ajustar a uma ocupação ou esquema.

Não se preocupe, nem sempre é possível acertar na escolha de um determinado candidato, mesmo com o uso das melhores ferramentas. O que se pode esperar do escolhido é a afinidade se suas expectativas com as expectativas previstas para o cargo a ser ocupado, tendo em vista que não se recomenda contratar pessoas com potencial superior a capacidade da empresa em proporcionar desenvolvimento e crescimento profissional, pois pode gerar descontentamento e desinteresse pelo emprego.

O sucesso em uma contratação depende do quão estão alinhados os objetivos da empresa e a qualidade com que foi executado o processo de recrutamento e seleção.

Fonte: www.contabeis.com.br / Edenilson Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *