CRC/RS 2528


Warning: getimagesize(/home/wesselcontabilid/public_html/wp-content/uploadshttps://wesselcontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2019/11/06141349_1760614_GD.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/wesselcontabilid/public_html/wp-content/themes/wessel/framework/classes/image-resize.php on line 116
06141349 1760614 GD

Portal de serviços digitais já está disponível aos gaúchos

Gabriela Porto Alegre
Consulta de situação de perícia em veículos, guia eletrônica de pagamento para retirada de veículo em depósito, Certificado de Licenciamento digital e alerta de furto e roubo virtual foram apenas algumas das novidades apresentadas pelo governo do Estado ontem, durante o lançamento do portal unificado de serviços digitais RS.GOV.BR, no Palácio Piratini em Porto Alegre. Ao todo, são 95 funcionalidades em uma única plataforma, e a meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar 243 serviços.
Conforme o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, responsável por apresentar as funcionalidades do sistema, a iniciativa não descarta os serviços físicos, mas moderniza e desburocratiza as atividades desenvolvidas pelo Estado. “O objetivo da plataforma é ressignificar a relação do Estado com a população por meio das transformações digitais”, afirmou. “Essa é uma nova forma de relacionamento, na qual trabalhamos com o conceito de ‘governo na palma da mão do cidadão'”, disse.
A ideia, segundo o governador Eduardo Leite, é simplificar o atendimento à população. “Temos que aproveitar essa revolução que a internet proporciona, porque ela nos dá a possibilidade de desburocratizar os serviços. Unificar as atividades em uma única plataforma propicia facilidade e agilidade para todos”.
Atualmente, o governo conta com 109 websites, 16 aplicativos e seis centrais de serviço. A atual gestão justifica a unificação como uma tentativa de racionalizar conteúdos e criar um caminho mais fácil ao cidadão. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégia e suas vinculadas, Escritório de Desenvolvimento de Projetos e Procergs.

Conheça algumas das opções

Consulta de Situação de Perícias em Veículos: possibilita ao cidadão pesquisar a situação das perícias em veículos que estão sob a custódia do Estado, bem como os que estão em depósitos.
Guia Eletrônico de Pagamento para retirada de veículo em Depósito: emissão de guia de arrecadação para pagamento de taxas referentes a despesas com remoção e depósito, para quem teve o veículo recolhido pelo Detran-RS.
Apresentação virtual do condutor: é o serviço do Detran-RS para que o proprietário do veículo (somente pessoa física) indique o motorista responsável por uma determinada infração de trânsito, o que deve ser confirmado pelo motorista indicado, via sistema.
Escola RS: por esse sistema, é possível acompanhar a vida do estudante em tempo real, bem como a evasão escolar.
Chamar 192 – Samu: O aplicativo utiliza informações previamente cadastradas e os dados de GPS para indicar ao Samu a localização do solicitante. Pode, inclusive, ser acionado por um familiar para um outro endereço.
Gestão de Sistemas Sociais: O Sistema de Gestão de Programas Sociais (Pró-Social RS) é o suporte para a gestão integrada das ações sociais entre o terceiro setor e o poder público – federal, estadual e municipal, visando ao desenvolvimento através do aumento da capacidade de inserção social e produtiva, reduzindo-se assim a pobreza e as desigualdades.
CRVL Digital: É a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), gerada em um smartphone ou outro dispositivo móvel.
Alerta de Furto e Roubo: O proprietário registra um alerta no sistema, que fica visível para as autoridades policiais imediatamente após o fato. Após isso, tem até 72 horas para registrar a ocorrência policial para o veículo furtado/roubado.
O portal pode ser acessado por aqui.
Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *