CRC/RS 2528

Clipboard01

Energia limpa para escritório contábil e lojas em Teutônia

Entrou em funcionamento no dia 21/06/2017 a mini-usina fotovoltaica da família Wessel, em Teutônia – RS. O conjunto de equipamentos tem por objetivo abastecer com energia elétrica os empreendimentos contábil e comercial da família. Através de 210 módulos fotovoltaicos, que ocupam uma área de 400 m2, instalados no telhado de um prédio da empresa, a meta é produzir aproximadamente 6.300 kWh por mês, representando 95% do consumo de energia dos estabelecimentos. A implantação e projeto ficou a cargo da Solution Sistemas Eletrônicos e Segurança Ltda., de Teutônia – RS, Pontual A. C. Ltda., de Tijucas – SC e Gsix Engenharia Elétrica Ltda., de Canoas – RS, com a supervisão e homologação da distribuidora Certel Energia.

A previsão de retorno do investimento é de cinco anos e a vida útil da usina de 25 anos. O gerenciamento e acompanhamento da performance da usina é feito totalmente on-line e através de app para celular.

Além do aspecto econômico, existe a consciência ambiental do grupo, utilizando o sol como fonte de energia primária, limpa, sustentável e renovável, considerando que nosso país e região possuem uma forte irradiação solar, apresentando campo fértil para a captação.

Outras ações desenvolvidas pelo grupo no aspecto ambiental são o reaproveitamento da água da chuva, coletada nos telhados dos prédios, que é utilizada para limpeza, irrigação e como reserva para combate a incêndio; uso racional do ar-condicionado e iluminação, com utilização de lâmpadas LED; reaproveitamento de envelopes e folhas para uso interno, que após a ampla utilização são triturados e, juntamente às caixas de papelão, encaminhados para reciclagem, contribuindo assim para a sustentabilidade do nosso meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *